sexta-feira, janeiro 06, 2006

Pequena Biografia e Comentário Artistico



wassili Kandinsky


Moscovo, 1866-Neuilly-sur Seine, França, 1944


Estuda Direito e Economia Política. Sob a influência da arte popular russa e de uma exposição de Manet, em 1895 orienta-se para a pintura. Em 1897 instala-se em Munique, onde estuda, expõe e abre a sua própria escola de pintura. Viaja pela Holanda, África do Norte e Itália, e acaba por se instalar nos arredores de Paris.

A sua obra vai evoluindo do impressionismo inicial até ao fauvismo. Em 1908 volta a Munique e inicia a sua série de Improvisações. Em 1912 publica Sobre o Espiritual na Arte; dois anos antes pinta a sua Aguarela Abstracta, que dá uma volta radical ao seu modo de pintar. Participa na criação do grupo artístico alemão Der Blaue Reiter. Pouco a pouco a abstracção vai dominando a sua obra até se converter na sua linguagem natural.

Em 1914 volta à Rússia onde, após a Revolução de Outubro, ocupa diversos cargos organizativos no ensino das artes do novo regime. Em 1921, acompanhado por Nina Andreievski, sua esposa desde 1917, regressa de novo à Alemanha, onde trabalha como professor na Bauhaus em Weimar. Em 1926 publica Ponto e Linha em relação à Superfície. Em 1933, após o encerramento da Bauhaus pelos nazis, instala-se em Paris.

A tendência para o abstracto observa-se ao longo dos anos 20 e 30 em diversos agrupamentos de pintores: os neoplasticistas holandeses, os artistas centro-europeus da Bauhaus e as vanguardas russas. Mas o primeiro artista que pinta composições não figurativas é Vasili Kandinsky, que, além disso, escreve e teoriza sobre a abstracção. Kandinsky estuda a psicologia das cores e das formas, que considera os elementos mais adequados e puros para transmitir a expressão pictórica de uma emoção. A abstracção já se adivinha nas suas três séries, Impressões, Improvisações e Composições, com uma característica que faz que sejam chamadas líricas, frente à abstracção geométrica posterior.

Reconfigurar, recriar e pensar o espaço da imagem pictórica e dos elementos que a constituem é para Kandinsky um processo orgânico e pluridimensional. O desenvolvimento teórico, que o artista nos propõe, articula-se indissoluvelmente com este fazer artístico ao longo das diferentes fases da sua obra. Ele considera a valorização da interioridade como procura da abstracção e elevação espiritual face ao fenómeno estético, e reflecte sobre a desmaterialização da representação da realidade, inventando uma linguagem da forma e da cor de natureza singular, apelativa e única. O diálogo entre a praxis artística e a sua conceptualização conduzir-nos-á, indubitavelmente a uma experiência cinestésica capaz de nos pôr em movimento dentro da própria obra de arte.

by xbs

Sem comentários: